A Rocha Líbano: de diretor solitário a comunidade viva

In a collapsing Lebanon, A Rocha is struggling. And suddenly, its director had to leave. How will A Rocha Lebanon survive? Guillaume de Vaulx and Damien Kasper both received a message from a common friend encouraging them to apply for the vacant director role. One poNum Líbano em colapso, A Rocha está em dificuldades. E de repente, o seu diretor teve de partir. Como irá A Rocha Líbano sobreviver? Guillaume de Vaulx e Damien Kasper receberam ambos uma mensagem de um amigo comum encorajando-os a candidatarem-se à vaga de director. Um cargo, dois amigos. Como será? Que ganhe o melhor, nem que acabe a amizade? Decidiram candidatar-se como co-diretores. Duas cabeças no mesmo corpo: nasceu a fantástica hidra do Líbano!

As tarefas eram enormes, mesmo para duas pessoas, especialmente salvar o projeto do Parque de Natureza, no Vale de Bekaa. O sistema de irrigação estava fora de serviço há dois anos e o município de Mekse, proprietário do terreno, queria que o parque fosse aberto até às eleições, dentro de umas semanas.

Era 9 de maio, e Guillaume planeava ir ao planalto no dia seguinte para se encontrar com as autoridades antes de ele e Damien terem de deixar o país por um tempo. Não havia solução à vista e a situação parecia desesperada.

Às cinco da tarde, Guillaume recebeu uma mensagem de texto de um número de telefone egípcio: «Olá Guillaume, eu chamo-me Noha. Fui sua aluna de Filosofia em 2013. Ouvi dizer que está a fazer algo relacionado com a terra no Líbano. Parece interessante. Estou em Beirute agora mesmo – podemos encontrar-nos?» Encontraram-se às dez horas do mesmo dia, e Noha estava agora a trabalhar em política ambiental e gestão da água. Ela pediu a um amigo em Londres para lhes dar alguns mapas, e ela e Guillaume começaram a trabalhar.

Noha e Ibrahim (o nosso voluntário sírio) removem a antiga tubagem de irrigação

Às seis da manhã do dia seguinte, Guillaume e Noha foram até Mekse com um PowerPoint para explicar a solução às autoridades municipais. Agora, o reservatório de água está cheio e as rosas estão a florir. Agradeça a Deus pela surpreendente e maravilhosa chegada de Noha, e por favor continue a orar por A Rocha Líbano nesta nova e emocionante fase.

Imagem de cima (da esquerda para a direita): Guillaume de Vaulx (atual co-diretor d’A Rocha Líbano), Atif al-Mays (chefe do município de Mekse), Colin Gibson (anterior diretor d’A Rocha Líbano), Damien Boustani (atual co-diretor d’A Rocha Líbano).